segunda-feira, 5 de março de 2012

Maior hospital público do DF tem até fila no chão para pacientes do SUS

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal enfrentam problemas como falta de médicos, filas e espera de até sete horas para receber atendimento. No Hospital de Base de Brasília, principal instituição da rede pública no DF, pacientes ouvidos pelo G1 disseram que chegam a esperar atendimento sentados no chão.
Fila para atendimento no pronto socorro do Hospital de Base de Brasília (acima); tumulto na entrada do PS após demora no atendimento (abaixo, à esquerda) e pacientes já internados aguardam consulta em uma das alas do hospital (Foto: Filipe Matoso/G1)Fila para marcação de consulta no Hospital de Base de Brasília (acima e abaixo, à esquerda) e pacientes já internados aguardam consulta em uma das alas do hospital (Fotos: Filipe Matoso/G1)
Conversei com pessoas que chegaram 9h da manhã, são quatro e meia da tarde e ninguém foi atendido. Os funcionários informaram que pacientes para oftalmologia, clínica-geral e ortopedia deverão pegar uma fila só. Enquanto isso há deficientes físicos, idosos e crianças sentados no chão esperando atendimento"
Jaqueline Dias, que aguardava atendimento para a mãe há mais de quatro horas
O hospital registrou em 2011, em média, 1,9 mil internações por mês, segundo o Ministério da Saúde, e mais de 300 mil atendimentos ambulatoriais por ano, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF.
Nesta quarta-feira (29), Daílda Castro, 47 anos, moradora de Samambaia, buscava atendimento para a filha de 11 anos, que estava com o tornozelo inchado.
“Fui ao Hospital de Taguatinga e lá me informaram que não havia médicos ortopedistas. Me encaminharam ao Hospital de Base. Chegando aqui, a funcionária da triagem me disse que não iria atender nenhum paciente vindo de Taguatinga, mas apenas quem estivesse com traumatismo craniano.” “Ela disse que se eu estivesse com problemas, que fosse reclamar com o Agnelo [governador do Distrito Federal]”.
Outro paciente que enfrentou problemas no hospital foi Gustavo Miranda, 41 anos, morador do Recanto das Emas, região a 26 km de Brasília. Ele afirmou ter complicações no olho esquerdo, após sofrer um acidente quando era criança.
Pacientes aguardam sentados no chão por atendimento no Hospital de Base (Foto: Filipe Matoso/G1)Pacientes aguardam atendimento sentados no
chão no Hospital de Base (Foto: Filipe Matoso/G1)
“Fui a uma clínica particular e o médico me encaminhou ao Hospital de Base. Cheguei por volta do meio-dia e até as quatro da tarde não fui atendido. Os funcionários informaram que há médicos, mas não há previsão nenhuma para o atendimento. Meu olho está irritado, coçando, inchado e não concordo em esperar esse tempo todo”, afirmou Miranda.
No mesmo dia, Jaqueline Dias, 32 anos, moradora do Paranoá, disse que estava com a mãe que precisava ser atendida na oftalmologia. Depois de quatro horas, ela ainda não havia sido consultada.
“Conversei com pessoas que chegaram 9h da manhã, são quatro e meia da tarde e ninguém foi atendido. Os funcionários informaram que pacientes para oftalmologia, clínica-geral e ortopedia deverão pegar uma fila só. Enquanto isso há deficientes físicos, idosos e crianças sentados no chão esperando atendimento”, afirmou.
A adolescente Ângela Martins, de 17 anos, precisou acompanhar a prima de 19 que sentia dores na coluna e no calcanhar e foi encaminhada ao Hospital de Base na quarta-feira.
“Após meia hora na fila de espera, desistimos. Fomos ao hospital do Núcleo Bandeirante e nos encaminharam para cá. Chegamos aqui e um segurança e uma funcionária da triagem nos disseram que não há médicos ortopedistas atendendo. Aqui está um caos, vamos a outro hospital tentar atendimento”, disse Ângela.

Fonte : http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/03/maior-hospital-publico-do-df-tem-ate-fila-no-chao-para-pacientes-do-sus.html
Postado por : Giovanna Vidigal e Luísa Helena.